Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Adrão e o Ventor

Eu nasci na serra de Soajo e Adrão é o meu berço

Adrão e o Ventor

Eu nasci na serra de Soajo e Adrão é o meu berço


Lobo na serra de Soajo

Piquenique nas Fontes, em Adrão

Último piquenique da Maria Bondeira comigo

Último sorriso da Maria Bondeira para mim


22.09.18

Soajo e os seus Sabujos


Ventor

Caminhei nas ruas de Soajo, em 14 de Setembro de 2018, a "fugir" ao calor. Fotografei a estátua da concha, o Eiró com o Poleirinho e a Igreja onde fui baptizado e fiz alguma aceleração por algumas das suas ruas.

E claro, pela segunda vez, deparei-me com este fiel amigo. Eu na rua e ele deitado nas escadas. Fotografei o seu companheiro de pedra e não só e, com uma grande calma apontei-lhe a máquina e fotografei-o.

2018-09-14 15-18-12_0082.jpg

O meu amigo Sabujo de Soajo

Há amigos que de sabujos não têm nada

A posição dele foi sempre a mesma. Olhos fitados, em mim, a controlar os meus movimentos. Acenei-lhe várias vezes e mandei-lhe um beijinho com a mão na despedida. E ficamos amigos como dantes. É a segunda vez que o vejo. Nem um latido! Se calhar o dono estava na sesta e ele não o queria acordar, mantendo-se silencioso como o seu companheiro de pedra.

2018-09-14 15-19-08_0087.jpg

O Sabujo de granito que na nossa serra de Soajo simboliza uma das alcatifas do Ventor

É este o belo Sabujo de Soajo, o cão que perseguia ursos, corsos, javalis e lobos, o cão dos Reis, o cão das montarias, o cão amigo dos seus donos, o cão que foi adoptado pelas gentes de Castro Laboreiro como se fosse um cão original daquelas terras mas continuará sempre a ser o cão Sabujo de Soajo. É com este olhar que ele faz a pergunta de guerra, no seu combate, entre nuvens de confusão: "friend or foe" (amigo ou inimigo)! Se disseres friend e não o fores, não o enganarás. Ele ataca porque lê nas pupilas dos teus olhos que lhe estás a mentir. E é também nessas mesmas pupilas que ele lê se és um amigo.

Ele viu que eu era o Ventor e que o Ventor é sempre um amigo de todos os animais. Não sei o nome dele mas o "Hello, Friend" é praticamente universal. Que sejas muito feliz na tua terra de Soajo, amiguinho.

As Montanhas Lindas do Ventor, são as montanhas da serra de Soajo, da serra da Peneda, da serra Amarela, do Gerês, ... são as montanhas dos seus sonhos e são, também, as montanhas da sua gente