Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Adrão e o Ventor

Eu nasci na serra de Soajo e Adrão, nas suas encostas, é o meu berço

Adrão e o Ventor

Eu nasci na serra de Soajo e Adrão, nas suas encostas, é o meu berço

Nasci em Adrão e, desde muito novo, iniciei as minhas caminhadas pela minha serra - a serra de Soajo. Em 2009 ouvi falar de uma cruz que tinha sido colocada no Alto da Derrilheira. Numa caminhada realizada com os meus companheiros e amigos da serra de Soajo, Luiz Perricho, António Branco e José Manuel Gameiro, fomos recebidos no nosso mais belo Miradouro como mostra esta foto.


Algumas das vacas da serra, receberam-nos e, na sua mente, terão dito: «contempla Ventor, mais uma vez, toda esta beleza que nunca esqueces. Este é o teu mundo e é nele que o Senhor da Esfera te aguarda». Tem sido sempre assim, antes e depois da Cruz.


Se quiserem conhecer Adrão, Soajo e a nossa serra, podem caminhar pelos meus posts e blogs. Para já, só vos digo que fica no Alto Minho.



Depois? Bem, depois ... vamos caminhando!


O Cantinho do Ventor
Caminhando por aí
Ventor e a África
Observar o Passado
Planeta Azul
A Grande Caminhada
A Arrelia do Quico
Os Amigos do Quico
Fotoblog do Quico
Fotoblog do Ventor
Coisas Lindas do Ventor
Rádio Ventor
Pilantras com o Ventor
Fotoblog do Pilantras
Montanhas Lindas
Os Filhos do Sol
As Belezas do Ventor
Ventor entre as Flores

rio adrão.jpeg

Aqui nasce o rio Adrão


Das melhores coisas da minha vida, foi caminhar no rio de Adrão. Até aos 15 anos e depois, à medida que por lá ia passando. Nesses tempos eu caminhava no meu rio como caminho hoje por muitos trilhos limpos.

 

O rio Adrão nasce aqui e vai perder-se enleado em matagais sem fim


10.04.16

Regresso a Casa, em 2015


Ventor

Foi assim o meu regresso a casa, em 2015, depois de umas passagens fogazes por Adrão e pelas minhas Montanhas Lindas com uma subida à Pedrada.

Pouco para quem gosta de escanchar a perna!

Estas fotos que, mais uma vez tento colocar aqui em slideshow, foram tiradas de três sítios. Da zona do Castelo para Adrão; outras nas Fontes e com um ou dois clicks, através de Entre-os-Outeiros, para o Hotel do Mezio e as outras da Cruz que observa a Várzea, em honra do Bispo Emérito de S. Tomé e Príncipe, D. Abílio, um cidadão português, natural da Várzea.

Regresso a Casa, 2015

Slideshow do Album: foi assim o meu regresso a casa

 

Faça click em: foi assim o meu regresso a casa, em 2015 e, na página que abriu, click no primeiro dos três sinais, o rectangulozinho por cima das fotos do lado direito e, se estiver disposto(a), tem 108 fotos para ver. Se quiser ver, foto a foto é só clicar nas setinhas. 

Com o meu gato Pilantras a dizer-me que, quando morrer, quer ser enterrado, nas Fontes, ao lado do Quico mas, só quer voltar quando estiver morto para não sentir o carro.

Mas, nas Fontes, temos umas espécies de avencas e pequenos fetos junto das nascentes, uma "mini-botânica" que dá sempre para embelezar o meu cérebro, com aquelas florezinhas minúsculas que adoram ser observadas. Eu sei que são as ninfas das fontes que nunca se esquecem que o Ventor também não esquece o seu trabalho de embelezamento desses locais húmidos, verdes e outras cores que, tal como eu, adoram este Planeta Azul.

Esta caminhada sobre rodas, é a melhor maneira de eu regressar a casa. Passar em frente de Adrão, tirar umas fotos (nunca sei quando serão as últimas), olhar as Fontes, mais uma vez, recordar os pôr-se-sol que, em tempos de puto admirei e seguir por Paradela, normalmente, via Lindoso, Ponte da Barca.

Depois, de olhos no alcatrão e arredores, rumo a casa, deixando que o meu coração chore à vontade. E ele começa a chorar quando, dos lados do Gondomil, lanço o olhar sobre o Cemitério de Adrão.

Espero que ele volte a chorar este ano.


As Montanhas Lindas do Ventor, são as montanhas da serra de Soajo, da serra Amarela, do Gerês, ... são as montanhas dos meus sonhos e são, também, as montanhas de toda a minha gente

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.