Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Adrão e o Ventor

Eu nasci na serra de Soajo e Adrão, nas suas encostas, é o meu berço

Adrão e o Ventor

Eu nasci na serra de Soajo e Adrão, nas suas encostas, é o meu berço

Nasci em Adrão e, desde muito novo, iniciei as minhas caminhadas pela minha serra - a serra de Soajo. Em 2009 ouvi falar de uma cruz que tinha sido colocada no Alto da Derrilheira. Numa caminhada realizada com os meus companheiros e amigos da serra de Soajo, Luiz Perricho, António Branco e José Manuel Gameiro, fomos recebidos no nosso mais belo Miradouro como mostra esta foto.


Algumas das vacas da serra, receberam-nos e, na sua mente, terão dito: «contempla Ventor, mais uma vez, toda esta beleza que nunca esqueces. Este é o teu mundo e é nele que o Senhor da Esfera te aguarda». Tem sido sempre assim, antes e depois da Cruz.


Se quiserem conhecer Adrão, Soajo e a nossa serra, podem caminhar pelos meus posts e blogs. Para já, só vos digo que fica no Alto Minho.



Depois? Bem, depois ... vamos caminhando!


O Cantinho do Ventor
Caminhando por aí
Ventor e a África
Observar o Passado
Planeta Azul
A Grande Caminhada
A Arrelia do Quico
Os Amigos do Quico
Fotoblog do Quico
Fotoblog do Ventor
Coisas Lindas do Ventor
Rádio Ventor
Pilantras com o Ventor
Fotoblog do Pilantras
Montanhas Lindas
Os Filhos do Sol
As Belezas do Ventor
Ventor entre as Flores

rio adrão.jpeg

Aqui nasce o rio Adrão


Das melhores coisas da minha vida, foi caminhar no rio de Adrão. Até aos 15 anos e depois, à medida que por lá ia passando. Nesses tempos eu caminhava no meu rio como caminho hoje por muitos trilhos limpos.

 

O rio Adrão nasce aqui e vai perder-se enleado em matagais sem fim


28.08.09

Glória Afonso - 90 Anos


Ventor

Caminhada na Net.

Fiquei tão contente por vos ver, que não me canso de ouvir o som das vossas concertinas. Creio, Manel, Prazeres e todos os outros, que devo incentivar-vos a prosseguir agarrados às vossas concertinas, sem desânimo

Sim, por vezes, aventuro-me em caminhadas que nem sonho!

Hoje, foi um desses dias. Apeteceu-me dispender de uns minutos para ver se haviam outros Blogs que falassem de Adrão para além dos meus e mais uns poucos que estavam por aqui e que, mal ou bem, eu tenho conhecimento da sua existência.

Sem eira nem beira, entrei no YouTube e dei logo de caras com esta velha amiga!

Quando tropeço, na Net, com velhos amigos, eu sinto-me muito pequenino, como nos tempos que andava agarrado à roda da saia da minha mãe.  

Ao ver a tia Glória, fui obrigado a ouvir música. Para mim, para minha animação, nada como ouvir o "rebate" de uma concertina.

Ainda um dia destes estive encostado a um muro no Carril, em Adrão, a observar as vossas casas, como no tempo em que só lá havia uma. E, nesse instante, passaram-me pela cabeça os meus amigos de outros tempos: os Caturnos!

Vi desfilar todos. Todos os do meu tempo! E, entre todos, a concertina e o Simião, quando ele se  agarrava com tanto afinco, e tão bem, àquela maquineta que seu pai lhe trouxera de França.

Hoje, não sei quem toca a concertina, se calhar todos, mas sei que a família está ligada e a tia Glória, com os seus 90 anos é prova disso. Ela, filhos, netos, se calhar bisnetos, não sei (porque muitos anos nos separam) e, também as concertinas aí estão, caminhando na Net, ao lado do Ventor.

Ouvi-vos tocar e cantar e ouvi o Sargaceira que não tenho o prazer de conhecer, na sua desgarrada, referenciar a Tasca do Carrasco, quando cantavam debaixo daquele grande monumento verde a que chamamos: Carvalho de Eixão. Gostei de ouvir referenciar  a Tasca do Carrasco porque essa Tasca era o único ponto de rerência, em Adrão, nos nossos velhos tempos e, hoje, o som do seu nome, ainda se faz sentir bem alto.

Hoje certifiquei-me que não há nada que chegue às festas para unir as pessoas. Adrão é um lugar que está vazio de gente, mas as festas sempre trazem o fermento que faz crescer o seu corpo. Adrão como Riba de Mouro, estão ligados por vós. Em Julho passado, caminhei duas vezes por Riba de Mouro e só imaginava, por aquelas paragens, nas suas brincadeias de crianças, os meus velhos amigos Caturnos que ajudaram Adrão a crescer.

A ver estas casas, nunca deixo de, mentalmente, deixar um abraço à tia Glória

Para todos vós, sem excepção, deixo aqui um grande abraço e para a vossa e nossa Glória, desejo toda a glória do mundo com muitos mais anos pela frente para que eu possa continuar a ouvir essas concertinas.


As Montanhas Lindas do Ventor, são as montanhas da serra de Soajo, da serra Amarela, do Gerês, ... são as montanhas dos meus sonhos e são, também, as montanhas de toda a minha gente

28 comentários

Comentar post

Pág. 1/2